A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) tem apoiado Instituições de Ensino Superior piauienses, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), para realização de eventos científicos alusivos à 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Ao todo, 15 eventos científicos apoiados pela Fapepi serão realizados em diferentes municípios do estado, como Floriano, São João do Piauí, Cocal, José de Freitas, Teresina, São Raimundo Nonato, Pio IX, Paulistana, Piripiri, Picos e Corrente.
Em Teresina, nos dias 25 e 26 de outubro, o auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) será o palco de discussões sobre tecnologias aplicadas com foco no desenvolvimento sustentável. O “Workshop Luso-Brasileiro de Tecnologias Aplicadas” vai reunir a comunidade científica para debater tecnologias de grande relevância para o estado do Piauí, com ênfase no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
Os temas que serão tratados durante o workshop estão diretamente relacionados a tecnologias viáveis. Esta iniciativa é resultado de esforços conjuntos de pesquisadores da Universidade do Minho, de Portugal e dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente; Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação; e Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI.
A programação conta com palestras sobre temas importantes para o desenvolvimento sustentável, incluindo: a conexão digital a serviço da conexão humana: as mídias sociais digitais e os ODS; Tecnologias e aplicações no desenvolvimento de materiais compósitos; e Tecnologia de agricultura com baixa emissão de carbono para contribuir com a redução dos efeitos das mudanças climáticas.
Além disso, serão realizadas mesas-redondas que devem discutir tópicos como a produção de hidromel, uma alternativa para aproveitar integralmente a cadeia do mel, e o hidrogênio verde como a energia do futuro.
O evento gratuito é destinado à comunidade acadêmica e ao meio produtivo, e não há restrição à participação, uma forma de incentivar a abordagem interdisciplinar para a busca de soluções sustentáveis. Após o evento, será disponibilizado certificado.