O governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho, recebeu, nesta quarta-feira (25), no Palácio de Karnak, a visita da nova cônsul-geral no Consulado-Geral dos Estados Unidos no Recife, Brasil, May Baptista. Na ocasião, eles trataram sobre intercâmbio educacional entre o Piauí e os EUA, firmado por meio da inauguração do Escritório EducationUSA, em Teresina.
Themístocles Filho afirmou que a inauguração do EducationUSA vai fortalecer mais ainda o intercâmbio entre o Piauí e os Estados Unidos, e destacou que a Secretaria da Educação do Piauí pode avançar no ensino da língua inglesa no estado. “Eu já falei com o nosso secretário da Educação para fazer uma visita em Recife para saber o que é que a gente pode, nessa cooperação técnica, avançar na língua inglesa nas nossas escolas”, disse Themístocles Filho.
May Baptista comentou que pretende aprofundar os laços bilaterais com o Piauí, principalmente agora com a inauguração do escritório na Uespi. “Estou há apenas três meses no Recife e já viemos ao Piauí porque eu acho que todas nossas relações entre os países e os estados do Nordeste são muito importantes para o governo dos Estados Unidos”, destacou.
O Escritório EducationUSA vai funcionar no Centro de Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí, no Centro da capital. O EducationUSA é uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano que tem a missão de facilitar o acesso a informações sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA.
Com a inauguração do escritório oficial do Departamento de Estado norte-americano será possível o intercâmbio educacional e cultural entre os Estados Unidos e o Brasil, bem como a troca de conhecimentos, englobando aspectos culturais e sociais, além de projetos e programas.
A cônsul May Baptista estava acompanhada do cônsul de Cultura, Jeffrey T. Lodermeier. May assumiu o consulado-geral dos EUA no Recife em julho, e vai ficar na função pelos próximos três anos.