CapaPiauí

Experiência do Piauí em regularização fundiária ganha reconhecimento nacional

O procurador-chefe da Procuradoria Jurídica do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Fagner José, participou do 94º Encontro Nacional de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (ENCOGE) e VI Fórum Fundiário Nacional, realizado em Manaus (AM). O evento reforçou a importância da governança territorial para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das mudanças climáticas, evidenciando o papel do estado em ações integradas entre instituições públicas e comunidades rurais.

A convite da desembargadora Maysa Rosal, presidente do Fórum Fundiário Nacional, o procurador proferiu a palestra “Governança Fundiária e Sustentabilidade: consequências climáticas e impactos socioeconômicos”, destacando a experiência do Piauí como referência nacional em cooperação interinstitucional e regularização fundiária.

WhatsApp Image 2024-11-26 at 10.02.12.jpeg

“Participar desse evento foi uma oportunidade de mostrar ao Brasil o quanto o Piauí tem avançado em governança fundiária. Nosso trabalho é garantir que a terra seja um instrumento de cidadania, inclusão social e desenvolvimento sustentável, sempre com foco na cooperação entre instituições,” afirmou.

O Piauí celebra ainda a eleição do desembargador Hilo de Almeida como presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para o biênio 2025-2026. Sua gestão é vista como uma oportunidade para fortalecer parcerias que promovam justiça social e avanços na política fundiária estadual.

WhatsApp Image 2024-11-26 at 10.02.13.jpeg

Essas conquistas destacam o Piauí como exemplo nacional em inclusão, sustentabilidade e inovação territorial.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo