A Prefeitura de Teresina aderiu ao aplicativo “Sistema de Notificação Eletrônica” (SNE), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que dá um grande incentivo àqueles que fizerem cadastro na plataforma: um desconto obrigatório de 40% para pagar multa de trânsito. O anúncio foi feito pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) nesta terça-feira (10).
“Já conversamos e temos essa determinação do prefeito devido a situação vulnerabilidade econômica no país”, afirmou Dr. Pessoa.
O superintendente de Trânsito de Teresina, major Claudio Pessoa, explicou sobre como o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) funciona. Segundo ele, basta que o condutor baixe o dispositivo e faça o cadastro para ter acesso ao desconto.
“O condutor pode baixar o aplicativo, fazer um cadastro e se ele tiver veículos cadastrados em seu nome, se ele cometer uma infração, ela já vai estar disponível no aplicativo. Então, o condutor renunciando a opção de interpor recurso ele pode ter uma multa com 40% de desconto”, pontuou.
A ferramenta está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS. O usuário ainda pode acessar o Sistema de Notificação Eletrônica via computador, pelo site da Senatran, disponível no endereço eletrônico: https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/home
O desconto de até 40% é válido somente para as infrações cometidas após a adesão do aplicativo pelo usuário e a partir da data de adesão do órgão no SNE. O usuário poderá realizar o cancelamento da adesão do veículo ao SNE a qualquer tempo, voltando a ser comunicado das suas notificações de autuação e penalidades por via postal, caso prefira.
Somente as multas aplicadas a partir do dia 19 de abril de 2022, data da adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) pela Strans, que o usuário poderá ter o desconto de até 40% no SNE. Caso o condutor se arrependa de ter feito o cadastro, ele pode fazer o cancelamento a qualquer tempo, mas as notificações encaminhadas até o dia do cancelamento serão válidas.
Novas vagas de estacionamento
Durante a solenidade de lançamento, também foi feita a apresentação de um projetos que vai garantir até 100 novas vagas de estacionamento para o Centro de Teresina. A ação faz para das obras de revitalização e acessibilidade da região e está sendo feita pela Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Centro).
O superintendente Roncalli Filho falou também sobre o andamento das obras.
“O prefeito pediu que a gente readequasse o projeto e estamos criando 82 vagas de estacionamento, que vão da Rui Barbosa até à Avenida Maranhão, que vai dos dois lados da Coelho Rodrigues, além de 17 vagas para motos. Então, praticamente 100 vagas que no projeto antigo não seriam incluídas”, destacou.