Geral

Programa Entenda Minhas Mãos será realizado para servidores do TCE-PI

Os servidores do Tribunal de Contas do Estado do PI (TCE-PI) estão, a partir de agora, incluídos no Entenda Minhas Mãos, programa permanente de capacitação para comunicação com pessoas com deficiência auditiva no serviço público. Nesta quarta-feira (25), foi assinado o Termo Aditivo nº 1, referente à Cooperação Técnica nº 02/2023, que dispõe sobre o Programa, que é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, em parceria com Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

O secretário da Sead, Samuel Nascimento, assinou o Termo Aditivo juntamente com o secretário Mauro Eduardo, da Seid; o reitor da Uespi, Evandro Alberto; o diretor-geral da Escola de Gestão e Controle do TCE (EGC), conselheiro Kleber Eulálio; a diretora-executiva da EGC, Valéria Leal; e o diretor de Gestores da Escola de Governo, Carlos Alberto Moura. A conselheira Rejane Dias, que coordena o Comitê Local de Acessibilidade e Inclusão do TCE-PI, também esteve presente.

O termo assinado garante a realização do Curso de Libras dentro do TCE-PI, voltado para os servidores da casa. A primeira turma já esta formada com 68 servidores. As aulas serão iniciadas dia 2 de outubro e acontecerão nas dependências da EGC. Ao todo, serão 120 horas na carga horária, sendo 60 horas presenciais e 60 horas de atividades assíncronas, sendo um encontro por semana, às quartas-feiras, com 3 horas de duração, cada.

“O ‘Entenda Minhas Mãos’ é um programa de inclusão no serviço público reconhecido nacionalmente. Já foram formadas várias turmas dentro do Governo do Estado e, agora, com esse aditivo, estamos expandindo para o TCE-PI. Essa formação é essencial para que o atendimento ao público nas repartições seja realizado com inclusão e de forma adequada”, destacou Samuel Nascimento.

Iniciado em agosto de 2023, o “Entenda Minhas Mãos” já formou em Libras 79 servidores. Neste semestre, estão em andamento novas turmas, que vão formar mais 106 servidores. O programa oferta cursos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos servidores estaduais, para que eles possam atender pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos do Estado.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo