A Secretaria da Administração (Sead) está realizando um curso com o objetivo de ensinar e alinhar informações e fluxos que culminam no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social). A iniciativa que pretende otimizar o envio de dados de servidores para o sistema da folha de pagamento, envolve todas as secretarias estaduais e tem duração de cinco dias.
De acordo com Itamara Matos, diretora de gestão de pessoas da Sead, o treinamento é voltado para os servidores que trabalham no setor de recursos humanos ou gestão de pessoas dos órgãos estaduais e contemplará todas as pastas, que serão distribuídas por turmas. O foco é o envio de eventos periódicos e não periódicos utilizando a plataforma do Siape Folha, que é o sistema que gere a folha de pagamentos dos servidores do Governo do Estado.
“Os eventos periódicos são os eventos de folha como rubrica, remunerações e pagamentos e os não periódicos são cadastros e desligamentos. Por isso esse treinamento é tão importante, a ideia é diminuir ou mesmo sanar todo e qualquer erro em relação ao envio desses dados para a folha de pagamento e consequentemente para o e-Social”, explicou a gestora.
A diretora destacou ainda que a participação das secretarias é fundamental, pois cada uma é responsável pelo cadastro de seus servidores na plataforma Siape Folha que é gerida pela Sead. Durante os cinco dias de curso será explanada a parte teórica e prática, fazendo com que os participantes do curso treinem o uso da plataforma, fixando com exercícios práticos a sequência dos envios e seus status. “Convocamos todas as secretarias para que participem e, assim, possamos padronizar esse sistema de trabalho. Ao final dessa turma, formaremos outra com mais secretarias e continuaremos até que todas sejam contempladas”, reforçou Itamara.
Para Dinara Costa, gerente de gestão de pessoas da Seinfra, que está participando do curso, a iniciativa é importante para o entendimento dos procedimentos realizados no e-Social. “O mais interessante é que a proposta do curso é realmente para entender, de forma didática, os procedimentos realizados no e-Social, mostrando como o sistema funciona”, declarou.
O participante Ítalo Fraquel Sampaio, coordenador de gestão de pessoas da Adapi, destacou que o curso serviu para sanar dúvidas. “O curso me ajudou a tirar várias dúvidas sobre o sistema e-Social e vai além da teoria o que nos capacita a usar melhor o sistema já que é algo novo para nós servidores”, frisou.
Siape
O Siape é uma plataforma do Governo do Estado para gerenciamento de recursos humanos de folha de pagamento e gestão de competências de todos os servidores estaduais. O software reúne as principais informações sobre a vida funcional do servidor, cadastro de vínculo, progressão de carreira, prontuário médico, entre outras informações que garantem ao Estado obter informações seguras e atualizadas sobre os servidores.